CEREM - Comissão Estadual de Residência Médica em Goiás

Ir para página inicial

Notícias

Secretárias de COREMEs participam de curso sobre gestão de Comissões de Residência Médica


A Comissão Estadual de Residência Médica de Goiás (CEREM – GO) promoveu nesta terça-feira (4) a última etapa do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Comissão de Residência Médica (COREME).


A iniciativa contou com a participação de secretárias e secretários que trabalham em diversas COREMEs do Estado de Goiás. A Secretária Administrativa da CEREM – GO, Cláudia Godói, destacou a importância da participação de representantes de vários programas de Residência Médica.


“É importante reunirmos pessoas que lidam com os desafios da Residência Médica. O curso, em andamento desde setembro, foi uma excelente oportunidade de compartilhar experiências. Aprendemos uns com os outros”, destacou Cláudia Godói.


A Secretária Administrativa da CEREM GO falou ainda sobre a importância de unificação dos documentos administrativos das diversas COREMEs. "É importante que todas as COREMES adotem a mesma linguagem em documentos oficiais das comissões, como os relatórios que são apresentados diariamente. É uma maneira de garantir a segurança no exercício da Residência Médica", destacou Cláudia Godói.


A palestra desta etapa do curso foi proferida pela Secretária Geral do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Ana Cláudia Melo, que abordou o registro acadêmico dos médicos residentes.
"Todos os documentos do médico residente devem ser sistematizados para consulta futura. Desde a matrícula até a conclusão da Residência, os dados devem permanecer disponíveis", detalhou Ana Cláudia Melo.
Conforme especificou a Secretária Geral da UniEVANGÉLICA, dados como frequência do residente, relatório circunstanciado, dados pessoais, ocorrências no decorrer da Residência Médica, matriz curricular e histórico devem ser incluídos no registro acadêmico.


“Para que o registro acadêmico seja feito de maneira adequada, o secretário ou a secretária de determinada COREME deve cadastrar os dados de maneira sistemática e constante. Deixar para última hora aumenta as chances de erros no processo e pode fazer com que algum dado se perca”, evidenciou ainda Ana Cláudia Melo, Secretária Geral da UniEVANGÉLICA.


Em um momento emocionante, a Secretária Geral da Comissão Estadual de Residência Médica de Goiás, Cláudia Godói, falou sobre o importante papel que Ana Cláudia Melo desempenhou em sua carreira: “foi ela que me acolheu na UniEVANGÉLICA, foi com ela que eu aprendi muito do que sei hoje. Sou agradecida por tudo que ela fez por mim desde que passei a trabalhar na instituição”.
Ao final, todos os participantes receberam certificados do curso.

Este curso foi realizado pela CEREM - GO, em parceria com a Reitoria do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA e a COREME da UniEVANGÉLICA.